CASA DE FORMAÇÃO MARIA MÃE DA IGREJA CELEBRA PRIMEIRO ANO DE PRESENÇA EM MONTES CLAROS COM SANTA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS
A Casa de Formação Maria Mãe da Igreja, da Diocese de Janaúba, celebrou na última segunda-feira, 9 de março, uma Santa Missa em ação de graças pelo primeiro ano de sua presença na cidade de Montes Claros. A celebração reuniu seminaristas, presbíteros, religiosos e leigos em um momento marcado pela gratidão a Deus pelos frutos deste primeiro ano de caminhada formativa.
A Eucaristia foi presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Roberto José da Silva, e contou com a concelebração de sacerdotes da Diocese de Janaúba e da Arquidiocese de Montes Claros, além da presença de religiosos Premonstratenses. Também participaram da celebração seminaristas da Arquidiocese de Montes Claros, religiosos e fiéis leigos de Montes Claros, de Espinosa e também de são João do Paraíso, que se uniram à comunidade formativa neste momento de comunhão e louvor a Deus pelas graças recebidas.
A celebração marcou o primeiro ano de abertura da Casa de Formação Maria Mãe da Igreja em Montes Claros, espaço destinado à etapa configurativa da formação dos seminaristas da Diocese de Janaúba. Ao longo desse período, a casa tem sido lugar de crescimento humano, espiritual, pastoral e intelectual para aqueles que se preparam para o ministério sacerdotal.
Durante a homilia, Dom Roberto destacou quatro aspectos fundamentais que caracterizam um seminário e que devem orientar a vida em uma casa de formação. Segundo nosso pastor, o seminário deve ser, antes de tudo, uma “casa de oração”, onde os futuros sacerdotes aprendem a cultivar uma profunda intimidade com Deus. É também uma “casa de estudo”, na qual os seminaristas se dedicam seriamente à formação intelectual e teológica.
O bispo ressaltou ainda que o seminário é uma “casa de encontro”, espaço de convivência fraterna e crescimento humano, onde os formandos aprendem a viver a comunhão e a partilha. Por fim, recordou que a “casa de formação” deve estar em profunda sintonia com a vida da Diocese e em comunhão com o bispo, para que a formação esteja sempre enraizada na missão pastoral da Igreja particular.
Em sua reflexão, Dom Roberto também recordou ensinamentos do Papa Francisco sobre a formação sacerdotal, destacando a importância de formar pastores próximos do povo, atentos às necessidades da Igreja e comprometidos com o serviço ao Evangelho.
A celebração foi marcada por um profundo clima de alegria e gratidão, reafirmando o compromisso da Diocese de Janaúba com o cuidado e o acompanhamento das vocações sacerdotais.
Ao concluir a celebração, seminaristas e formadores elevaram a Deus uma prece de agradecimento por este primeiro ano de caminhada na Casa de Formação, confiando ao Senhor os próximos passos da missão formativa.
Abaixo alguns registros da celebração, gentilmente cedidos pela fotógrafa Laura Tupinambá.

















