“AQUELES QUE FAZEM A GUERRA ESQUECEM A HUMANIDADE”

OREMOS PELA PAZ NO MUNDO.

Há um ano, Francisco visitou o Iraque. Uma viagem que indicava profeticamente a necessidade de rejeitar a guerra e de se comprometer com a convivência pacífica. As palavras e gestos do Papa, em uma área atormentada por anos de conflito, são hoje um aviso sincero, enquanto no coração da Europa se combate uma guerra destrutiva, desencadeada pela invasão russa da Ucrânia

“Hoje, apesar de tudo, reafirmamos nossa convicção de que a fraternidade é mais forte que o fratricídio, que a esperança é mais forte que a morte, que a paz é mais forte que a guerra”. Em 5 de março de 2021, iniciava a viagem apostólica do Papa Francisco ao Iraque. Uma viagem desaconselhada por muitos por razões de segurança, outros temiam que pudesse ser um “fracasso”, considerando as divisões internas da sociedade iraquiana e o diálogo nem sempre fácil entre as diferentes religiões presentes no país. A visita, fortemente desejada pelo Pontífice, foi – apesar das preocupações da véspera – um sucesso.

Mais do que isso, foi uma viagem-mensagem que sublinhou como a paz é possível, a convivência é necessária e que – como Francisco afirmou em Mosul cidade devastada pela ferocidade do Ísis – a fraternidade, apesar de tudo, é mais forte que o fratricídio. As palavras pronunciadas há um ano em uma das áreas mais atormentadas do planeta hoje ressoam profeticamente, como um aviso, enquanto no coração da Europa se combate uma guerra destrutiva, desencadeada pela invasão da Ucrânia pelo exército russo. O sofrimento é imenso, assim como é insustentável a perda de vidas humanas por causa deste conflito. A própria ordem das coisas é abalada porque, como já constatava amargamente Heródoto, “em tempos de paz, os filhos enterram seus pais, em tempos de guerra, os pais enterram seus filhos”.

Nunca antes, exceto talvez durante a Crise dos Mísseis Cubanos em 1962, a humanidade temeu tanto uma escalada militar que transbordaria perigosamente em um novo conflito global. Uma loucura alheia à razão e, no entanto, agora temida como possível. E ainda assim, muitos anos atrás – em grande parte sem ser ouvido – o Papa advertiu sobre uma Terceira Guerra Mundial combatida “aos pedaços”: da Síria ao Iêmen, do Afeganistão ao Iraque…. Lista à qual a Ucrânia foi agora tragicamente acrescentada. Sem cansaço, Francisco levantou sua voz nestes quase nove anos de seu Pontificado em favor dos povos oprimidos pelo flagelo das guerras, especialmente as guerras esquecidas porque são combatidas longe dos centros do poder ou no desinteresse dos grandes meios de comunicação. Quantas vezes o Papa lançou apelos para as crianças do Iêmen, vítimas inocentes de um conflito brutal. Quantas vezes ele lembrou o drama da Síria e quantas iniciativas colocou em prática – de oração, humanitárias e diplomáticas – para aquele povo que não conhece a paz há mais de dez anos.

“Aqueles que fazem a guerra esquecem a humanidade”, disse o Papa no Angelus de 5 de março, com o coração dolorido pela Ucrânia. Aqueles que fazem a guerra, acrescentou, “não olham para a vida concreta das pessoas”, mas “confiam na lógica diabólica e perversa das armas, que é a mais distante da vontade de Deus”. É também a mais distante da lógica da fraternidade, que pacientemente aceita o outro como ele é, porque é um filho do mesmo Pai. O Papa Francisco, em visita ao Redipuglia Military Memorial em setembro de 2014, no centenário da Primeira Guerra Mundial, denunciou o absurdo da guerra, sublinhando que “ela é insana porque seu plano de desenvolvimento é a destruição”. Nesses dias, da Ucrânia, devastada pela invasão militar russa, há imagens dessa destruição que não poupa ninguém. E a pergunta que se torna dia após dia mais angustiadora é: por quanto tempo ainda?

Fonte: Vatican News – Alessandro Gisotti

Comunicação – Diocese de Janaúba – Grayce Kelly S. Zuba