CEM ANOS DE VIDA DE PADRE JOSÉ ANTISTA GIUSEPPE PRISINZANO (18/01/1922), E SETENTA E CINCO ANOS DE SACERDÓCIO (22/03/1947)

 

 Hoje é um dia muito especial para todos nós, pois, nos reunimos como comunidade de fé para celebrarmos os cem anos de vida de Pe. José Antista, assim como os setenta e cinco anos de sacerdócio no próximo dia vinte e dois de março. 

    Caro Pe. José Antista, “Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma.” (Rubem Alves)     

Desta forma primeiramente queremos render graças a Deus porque o jardim que o senhor é foi querido pelo nosso Criador. O Senhor Deus te quis e tendo sonhado a ti, pronunciou o teu nome e passastes a existir. Tua vida nasce da Palavra dita por Deus, para ser um dom para o mundo, se tornando também a criatura uma Palavra de Deus para o mundo, ou seja, revelação do seu amor infinito por todos. Louvado seja Deus por este jardim chamado José Antista sonhado por Ele.

Mas “o que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá.Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo os sonhos estão cheios de jardins. O que faz um jardim são os sonhos do jardineiro. (Rubem Alves)     

Certamente Deus é o jardineiro que te sonhou, que sonhou também teus pais que se tornaram também jardineiros que te sonharam. Louvados sejam os teus pais que te conceberam e cuidaram para que este jardim que tu és, se tornasse também um jardineiro, um sonhador, um cuidador.     

Sonhado José Antista passou a sonhar, se tornou jardineiro no seu ser Padre, para ajudar outros a terem a alma cheia de sonhos de belos jardins, regados pela água do Espírito, jardins sonhados pelo Pai e tornados visíveis de maneira espetacular na Pessoa do Filho, pois o ideal do jardim não é nosso, somos apenas cultivadores. Na trama da vida somos jardins sonhados, nos tornamos jardineiros, cuidadores de outros jardins ao modo do Grande Sonhador, do Grande Jardineiro por excelência. Louvado seja Deus pelo teu sim, Jardineiro Padre José Antista.

“Setenta anos é o total de nossa vida, os mais fortes chegam aos oitenta.” Sl 89,10 “O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. “Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos.” Gn 12,1-2 Tu és nosso Abrão, o Senhor te cumulou de longos dias, a maior parte deles vividos em terras brasileiras, neste solo norte-mineiro. Pelos desígnios incompreensíveis de Deus Ele aqui quis que exercesse tua vocação de jardineiro.

Sendo benção e recebendo bênçãos, pois no nosso caso jardineiro-jardim e jardim-jardineiro vivem uma relação de mão dupla, pois tocamos e somos tocados, cultivamos e somos cultivados. Louvado seja Deus por este jardim, por esta cidade que te acolheu para ser cultivada e cativada por ti. Louvado seja Deus por esta cidade que te cativou e cultivou.

Tua história de vida se mistura com a do teu ministério, que por sua vez se mistura a história de Janaúba. Trouxestes para vida de Deus batizando e confirmando a muitos na fé; apresentantes a outros o rosto misericordioso de Deus perdoando os seus pecados; selaste a união de tantos fazendo-os conhecer a fidelidade e o amor de nosso Pai celeste no sacramento do matrimônio; aliviaste as dores e os sofrimento dos irmãos com a unção dos enfermos; suplicaste recomendando a vida daqueles que retornaram ao Grande Jardineiro; alimentastes os peregrinos ensinando a Palavra e com o maior dom concedido ao Jardineiro Padre, ou seja com o pão do céu. Ensinaste o amor filial à Senhora do Imaculado coração a querida padroeira de nossa Diocese de Janaúba. Louvado seja Deus pela tua vida, vocação e ministério.

O vivido vai se tornando saudade, memória agradecida. “A saudade não deseja ir para a frente. Ela deseja voltar.” “Aquilo que está escrito no coração a gente não esquece. O que a memória ama fica eterno.”  “Na saudade descobrimos que pedaços de nós já ficaram para trás. E descobrimos, na saudade, uma coisa estranha: desejamos encontrar, no futuro, aquilo que já experimentamos como alegria, no passado,” pois, “só podemos amar o que um dia já tivemos.” (Rubem Alves)

Diante dos longos anos quando já não podemos fazer muito é importante recordar a dinâmica do amor que” independe do que me fazes.” Este “não cresce do que me dás. Se fosse assim ele flutuaria ao sabor dos teus gestos. Teria razões e explicações. “Amor é estado de graça e com amor não se paga.” Nada mais falso do que o ditado popular que afirma que “amor com amor se paga”. O amor não é regido pela lógica das trocas comerciais. Nada te devo. Nada me deves. Como a rosa que floresce porque floresce, eu te amo porque te amo. (Rubem Alves) Pe. José desfrute desta realidade.     

Pe. José Antista, Deus continue abençoando a sua vida. Benção fostes chamado ser. Da mesma forma que doastes elas retornem a ti. Nossa Senhora do Imaculado Coração vele sempre pela tua vida e ministério. No mais “Carpe Diem” quer dizer “colha a vida”. Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente.

Parabéns. Saúde e Paz.

 

+ Dom Roberto José da Silva

Diocese de Janaúba