BISPOS DO NORDESTE 3 DA CNBB E MEMBROS DA CÁRITAS DISCUTEM COM O GOVERNADOR DA BA MEDIDAS EMERGENCIAIS AOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS NO ESTADO

Na tarde da segunda-feira, 13 de dezembro, os bispos das dioceses baianas mais atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias foram recebidos, numa audiência online, pelo governador da Bahia, Rui Costa. A reunião solicitada pela presidência do Regional Nordeste de 3 da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) contou com a participação dos bispos das seguintes arquidioceses e dioceses: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Eunápolis, Ruy Barbosa, Ilhéus, Bom Jesus da Lapa, Camaçari e Itabuna.

A vice-presidente da Cáritas Brasileira, Cleusa Alves, o secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, Luiz Carlos Caetano e o secretário da Casa Civil em exercício, Carlos Palma de Mello, também participaram do encontro.

O bispo de Bom Jesus da Lapa e presidente do Regional NE 3 da CNBB, dom João Cardoso e o bispo de Teixeira de Freitas, dom Jailton Lino, apresentaram os desafios enfrentados pelas famílias do sul e extremo sul baiano que sofrem as consequências dos temporais, segundo a Defesa Civil, mais de 8 mil pessoas foram forçadas a abandonar suas casas.

Rui Costa apresentou as medidas emergenciais tomadas pelo Governo do Estado junto aos municípios, como: recuperação das estradas, socorro emergencial às famílias, redução de tarifas de água, linha de financiamento para os comerciantes e o envio de carros pipas para o abastecimento das comunidades. Ele informou que cerca de 200 bombeiros estão trabalhando no socorro às pessoas que se encontram em áreas de risco.

A vice-presidente da Cáritas Brasileira, Cleusa Alves, apresentou a Campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade que Transborda. A iniciativa, que conta com o apoio da CNBB, busca arrecadar recursos para a compra de alimentos, água potável, roupas, fraldas infantis e adultas, artigos de higiene pessoal e de proteção contra a Covid-19, a fim de serem distribuídos pelas Cáritas Diocesanas próximas às áreas em situação crítica. Para Cleusa, a ação emergencial deve ser ampliada para atender e acompanhar as famílias de forma organizada no pós-emergência.

O governador agradeceu a Cáritas e a CNBB pela iniciativa e destacou a importância da organização da sociedade civil neste momento. Segundo Rui Costa, é muito importante que instituições sérias, como são as religiosas, possam contribuir com campanhas como esta. O bispo de Eunápolis, dom Edson Santana, relatou o desafio da falta de água potável na região. O abastecimento foi suspenso por causa do rompimento de adutoras. O bispo de Ilhéus, dom Giovanni Crippa, sugeriu que os municípios constituam Conselhos Municipais envolvendo a sociedade civil, para coordenar as ações de apoio às famílias.

O arcebispo de Feira de Santana, dom Zanoni Demettino Castro e o arcebispo de Vitória da Conquista, dom Josafá Menezes da Silva agradeceram a atenção dada pelo governador a solicitação da CNBB. Reforçaram ainda a importância dos poderes municipais envolverem a sociedade civil para socorrer os mais necessitados.

Fonte: CNBB Nacional. Com informações do Regional Nordeste 3 CNBB: www.cnbbne3.org.br

Grayce Kelly S. Zuba – Comunicação –  Diocese de Janaúba