ESTADOS UNIDOS: TRISTEZA E ORAÇÃO DO PAPA PELAS VÍTIMAS DOS TORNADOS

O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar, nesta segunda-feira (13/12), ao presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, dom José Horacio Gómez, arcebispo de Los Angeles, assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, expressando mais uma vez sua proximidade às pessoas que nos Estados Unidos estão sofrendo com a devastação da passagem de uma série de tornados sem precedentes.

Francisco expressa “tristeza pelo impacto devastador dos tornados que atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos nos últimos dias”. O Papa reza para que “Deus Onipotente possa conceder paz eterna aos que morreram, conforto aos que choram suas perdas e força a todos aqueles que foram afetados por esta imensa tragédia”. O Santo Padre agradece também aos socorristas por seus esforços incessantes e a todos os envolvidos na assistência aos feridos, às famílias em luto e aos desabrigados. O telegrama termina com uma invocação a Deus para conceder a todos “força” e “perseverança generosa” no serviço a seus irmãos e irmãs.

Um balanço dramático

Enquanto isso, as notícias dos Estados Unidos continuam dramáticas. O número de mortos, explicam as autoridades, pode aumentar drasticamente, pois muitas pessoas ainda estão desaparecidas. As operações de resgate e a busca de outros sobreviventes em meio aos escombros continuam sem cessar nas cidades e vilarejos que foram em grande parte arrasados. A devastação atingiu não apenas o Kentucky, mas também Illinois, Tennessee, Arkansas, Missouri e Mississippi. O número de mortos pode passar de cem e os danos são incalculáveis, mas ainda é muito cedo para fazer estimativas e falar de reconstrução.

O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou estado de emergência, enviando ajuda maciça em termos de recursos federais e membros da Guarda Nacional para as regiões afetadas. O problema continua sendo o de estruturas e infraestruturas dos EUA amplamente obsoletas, incapazes de suportar os impactos de eventos climáticos extremos. Tanto a presidência Trump quanto a presidência Biden desenvolveram planos de bilhões de dólares para modernizar o país. Enquanto isso, a Casa Branca está recebendo condolências de líderes mundiais, incluindo a do presidente russo Putin.

A oração dos bispos

“É desolador ver a destruição e a devastação causadas pelos tornados”, afirmam o arcebispo de Los Angeles, dom José Horacio Gómez, presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos, e o arcebispo de Oklahoma City, dom Paul S. Coakley, presidente da Comissão de Justiça e Desenvolvimento Humano, comentando os acontecimentos das últimas horas. “Durante este período do Advento, em que esperamos com alegria o nascimento de nosso Senhor, rezemos por aqueles que foram feridos, por aqueles que perderam suas vidas e por suas famílias e comunidades em luto”. “Que as pessoas atingidas por estas tempestades encontrem paz, conforto e esperança em nossa fé e no infinito amor de Deus. Rezemos também pelos socorristas e por aqueles que começaram a suprir as necessidades das pessoas afetadas nessas comunidades. Confiamos todos os nossos irmãos e irmãs em perigo à nossa Mãe e pedimos sua contínua proteção e intercessão para confortar os que sofrem”. Na nota, há um convite a apoiar o trabalho da Catholic Charities USA. “Unamo-nos em oração como comunidade católica por todo o sofrimento causado por este desastre”, disse dom William Medley, bispo da Diocese de Owensboro. O prelado organizou uma coleta especial nas paróquias durante as missas deste domingo para apoiar as pessoas afetadas e agora deslocadas.

Os Estados do leste agora em risco

Além dos seis Estados afetados pelos tornados, outras áreas dos EUA poderão ser afetadas nas próximas horas. O mau tempo está se deslocando para o leste, do norte da Louisiana até Ohio, onde são esperadas tempestades, inclusive muito fortes. Entretanto, o país inteiro está em choque, enquanto a máquina de resgate está em pleno funcionamento e a unidade de proteção civil está em alerta.

Fonte: Vatican News

Grayce Kelly S. Zuba – Comunicação –  Diocese de Janaúba