FORMAÇÃO E MISSÃO: SEMINARISTAS RETOMAM AS ATIVIDADES PASTORAIS EM NOSSA DIOCESE

O povo de Deus sente a necessidade de presbíteros discípulos que tenham profunda experiência de Deus, configurados com o coração do Bom Pastor, dóceis as orientações do Espírito, que se nutram da Palavra de Deus, da Eucaristia e da oração. (Cf. APARECIDA, 319).

É no seminário que o aprofundamento na experiência mistagógica e ontológica do configurar-se a Cristo se torna latente e visível, para tanto, o seminário deve ser o lugar por excelência do sementeio e da colheita dos dons colocados a serviço, e o abraçar de uma vida evangélica enraizada na pessoa de Cristo, para a santificação de si mesmo e do povo de Deus (Cf. Hb. 5,3).

Nesse contexto, um bom seminário é a garantia de uma Igreja Particular florescida e fecunda (RECOMENDAÇÕES PASTORAIS DA ASSEMBLÉIA PLENÁRIA DA PONTIFÍCIA COMISSÃO PARA AMÉRICA LATINA, 2009).

Dessa forma, os seminaristas em sua formação passam por um processo que contempla as quatro grandes dimensões formativas: humana, espiritual, intelectual e pastoral que visam uma plenificação da configuração total a Cristo.

Diante disso, é com imensa satisfação que a Diocese de Janaúba anuncia o retorno das atividades pastorais realizadas com os seminaristas de nossa Diocese.

A partir do dia 18 deste mês, os seminaristas retornarão a pastoral, uma vez que, as atividades foram interrompidas em 2020 em decorrência da pandemia. Retomando as atividades pastorais, os seminaristas serão enviados aos finais de semana para o desenvolvimento das atividades em algumas paróquias de nossa Diocese.

O exercício das atividades pastorais além de somar com o fortalecimento das comunidades, contribui muito para o processo formativo em que os seminaristas se encontram, uma vez que se configura como oportunidade concreta para a prática do intercâmbio com o povo de Deus, onde os conteúdos teóricos apreendidos no decurso da formação, podem ser vislumbrados na prática, fazendo com estes jovens possam experimentar parte da missão que almejam.

Assim, é de extrema importância o acolhimento por parte de nossas comunidades paroquiais aos seminaristas, sobretudo, de intensificarmos nossas orações pelas vocações, para que sejam verdadeiros pastores segundo o coração de Deus (Cf. Jr. 3,15).

DESIGNAÇÃO:

Os seminaristas serão encaminhados para as seguintes paróquias cujo padres serão responsáveis em acompanhá-los nos finais de semana. As respectivas paróquias e seminaristas são:

Paróquia Santo Antônio em Riacho dos Machados (André Santana e Rafael Alves);
Paróquia Nossa Senhora das Graças em Monte Azul (Warley Amorim e Oséias Neves);
Quase-Paróquia de São Pedro em Pai Pedro (Ailton Antunes e Pedro Henrique);
Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Janaúba (Alex Freitas e Carlos Roberto);
Quase-Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Serranópolis de Minas (Rafael Felipe e Àllan Crysthyan);
Quase-Paróquia Perpétuo Socorro em Janaúba (João Paulo e MarkSuel);
Paróquia Santo Antônio de Pádua em Santo Antônio do Retiro (Edigar Oliveira e Vinícius Henrique);
Paróquia Nossa Senhora da Glória em Jaíba (Wagner e Weliton de Sá);
Paróquia São Sebastião em Espinosa (Lucas Guilherme e Marcos Antônio;
Paróquia Santo Antônio de Pádua em Mato Verde (Márcio Marques e Danilo Miranda);
Paróquia Santo Afonso em Janaúba (Everton e Antônio Carlos);
Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Janaúba (Thales e Antônio Júnior).

Na oportunidade, pedimos que rezem por nossos seminaristas e todas as vocações de nossa Diocese!

Informações e Foto: Pascom Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja.