IGREJA DO BRASIL INICIA CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO 2023

 

No domingo, 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, a Igreja do Brasil encerrou o 3º Ano Vocacional e deu início à Campanha para a Evangelização 2023, com o tema: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”. A campanha propõe a celebração dos 800 anos de criação do presépio, Admirável Sinal, que criado por São Francisco de Assis tanto representa e tem significado a nós. A campanha por meio dessa celebração estimula as famílias e comunidades católicas do país a montarem e a compartilharem fotos usando a hashtag: #presepioemcasa.

Serão três semanas intensas de mobilização, em vista do ponto alto que é a Coleta Nacional, dias 16 e 17 de dezembro, no terceiro domingo do Advento. A campanha quer ser uma ponte entre a Campanha da Fraternidade 2023, que tratou sobre a fome, e a de 2024, na qual abordaremos a amizade social, passando pelo mistério da encarnação, por isso o tema: “Em Belém, casa do pão, Deus nos faz irmãos”.

800 ANOS DO PRESÉPIO

Neste ano comemoramos os 800 anos de criação do presépio, por São Francisco de Assis, em Gréccio, na Itália, no natal de 1223. Com essa celebração, a Igreja do Brasil quer levar os fiéis a contemplarem este “Sinal Admirável” e mais uma vez tomar consciência de que “somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrir que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele” (Francisco, Admirabile Signum, n. 1).

Imbuídos desta data, a Igreja quer motivar todas as famílias a montarem o seu presépio. Diz o Papa Francisco: “quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças… Trata-se verdadeiramente dum exercício de imaginação criativa, que recorre aos mais variados materiais para produzir, em miniatura, obras-primas de beleza. Aprende-se em criança, quando o pai e a mãe, juntamente com os avós, transmitem este gracioso costume, que encerra uma rica espiritualidade popular. Almejo que esta prática nunca desapareça; mais, espero que a mesma, onde porventura tenha caído em desuso, se possa redescobrir e revitalizar” (Francisco, Admirabile Signum, n. 1).

“O Presépio é um convite a «sentir», a «tocar» a pobreza que escolheu, para Si mesmo, o Filho de Deus na sua encarnação, tornando-se assim, implicitamente, um apelo para O seguirmos pelo caminho da humildade, da pobreza, do despojamento, que parte da manjedoura de Belém e leva até a Cruz, e um apelo ainda a encontrá-Lo e servi-Lo, com misericórdia, nos irmãos e irmãs mais necessitados (cf. Mt 25, 31-46)”.

PARTILHA DOS RESULTADOS:

A distribuição dos recursos arrecadados na Coleta do 3º Domingo do Advento é feita da seguinte forma:

• 45% ficam na própria diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da Igreja Local;

• 20% vão para o respectivo Regional da CNBB para a sua sustentação e de suas estruturas de evangelização e formação;

• 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras em todo o Brasil, especialmente nas regiões mais carentes.
Como ter acesso ao material:

Uma série de materiais, audiovisuais e subsídios estão sendo produzidos para auxiliar na organização, comunicação e mobilização da campanha. O cartaz, os folhetos informativos e o texto-base já se encontram disponíveis para download no site de Campanhas da CNBB
campanhas.cnbb.org.br
CNBB (com adaptações)

 

 Os Materiais da Campanha para a Evangelização – Para redes sociais, rádios, tvs e também 4 roteiros com conteúdo formativo e celebrativos com seus respectivos links de acesso, e todo o material também está disponível para download no site campanhas.cnbb.org.br. Acesse e acompanhe.