PAPA FRANCISCO ACOLHE PEDIDO DE RENÚNCIA DE DOM JAIME VIEIRA ROCHA E NOMEIA NOVO ARCEBISPO DE NATAL

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 5 de julho, o pedido de renúncia apresentado por dom Jaime Vieira Rocha ao governo pastoral da arquidiocese de Natal (RN). Foi nomedo para suceder a dom Jaime o atual bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), dom João Santos Cardoso. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao novo arcebispo emérito e saudação ao novo arcebispo de Natal.

Novo arcebispo

Dom João Santos Cardoso é natural de Dário Meira (BA), nascido em 3 de dezembro de 1961. Foi bispo de São Raimundo Nonato (PI), entre 2012 e 2015, nomeado pelo Papa Bento XVI. Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou como bispo de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

A formação de dom João foi iniciada em sua cidade natal. Ele concluiu o bacharelado em Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni (MG). Já o bacharelado em Teologia foi concluído no Instituto de Ilheus (BA). É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção, em São Paulo (SP), e mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado presbítero em 27 de dezembro de 1986, em Vitória da Conquista (BA). Antes do episcopado, desempenhou diversas funções, como coordenador geral de pastorais da arquidiocese de Vitória da Conquista; diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da arquidiocese e professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Em 14 de dezembro de 2011, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato, tomando posse em 17 de março de 2012. Como lema episcopal, escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece). Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo da diocese de Bom Jesus da Lapa. A posse foi no dia 25 de setembro de 2015. Dom João foi presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB entre 2019 e 2023.

Arcebispo emérito

Dom Jaime Vieira Rocha é natural de Tangará (RN), nascido em 30 de março de 1947. Suas formações em Filosofia e Teologia foram realizadas na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Também é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Bispo desde 6 de janeiro de 1996, quando foi nomeado para a diocese de Caicó (RN), dom Jaime escolheu como lema Scio cui credidi (Sei em quem acreditei). Em 2005, foi nomeado bispo de Campina Grande (PB), onde permaneceu até 2011. Neste primeiro período do episcopado, foi referencial da Comissão Episcopal Regional para a Vida e a Família (1997 a 2003), administrador apostólico de Guarabira (2007 a 2008) e referencial da Comissão Episcopal Regional para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.

#Repost CNBB Nacional