SEMINARISTAS DE TODO O BRASIL PARTICIPAM DE CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS EM JOÃO PESSOA (PB)

Seminaristas de todo Brasil encontram-se reunidos no Estado da Paraíba em encontro que teve início nesta segunda, 11 de julho. O 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE).
O encontro encerrará dia 17, e está sendo realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).
Como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas”, e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). Reúne seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, sendo um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações. O objetivo principal é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário.

Representando nossa Diocese, o seminarista Rafael Santos se faz presente no evento.

Rafael Alves é natural de Verdelândia, cursa o 3° Ano de Teologia, e é o atual coordenador dos Seminaristas de nossa Diocese.

Neste encontro, representa também o Seminário Interdiocesano Imaculado Coração de Maria, onde são formados após a etapa inicial de formação que acontece no Seminário Maria Mãe da Igreja em  Janaúba.

O 4º COMINSE conta com o fundamental apoio da Arquidiocese da Paraíba, Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Semana de atividades

Ao longo dos dias os seminaristas terão conferências durante todas as manhãs, com temas que vão ajudar a refletir a animação missionária na formação e na vida dos futuros padres.

Oficina sobre o COMINSE.

Entre os conferencistas, o Congresso terá a presença de Pe. Dinh Nhue Nguyen OFMConv, secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma, Ir. Regina da Costa Pedro PIME, superiora provincial das Irmãs da Imaculada, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, Bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES), e Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
No sábado, os mais de 300 participantes farão uma experiência missionária em treze comunidades da Arquidiocese da Paraíba.

Regional Leste II (23 Seminaristas)

Fonte CNBB

Fotos: Rafael Alves