CLERO SE REÚNE NESTA TERÇA FEIRA!

Juntos, padres e bispo rezam, traçam rumos a serem seguidos, e se despedem de padre que brevemente deixará a Diocese e retornará à sua Diocese de origem.

Conforme divulgação prévia, o clero de nossa Diocese se reuniu hoje em Janaúba. Realizado no centro de pastoral da Catedral Diocesana, o encontro foi conduzido por Dom Roberto, e contou com participação expressiva dos padres e diáconos.     A reunião teve início com a Oração das Laudes da Memória de São Francisco, conduzida pelos Diáconos Marcelo, Rafael e João Vitor. Após a oração, Dom Roberto fez breve partilha sobre união, espiritualidade e escuta. Exortando sobre a importância da escuta para o exercício da sinodalidade, Dom Roberto voltou a reiterar aos clérigos a necessidade do querigma ser trabalhando incansavelmente em nossas paróquias e comunidades; evangelizar os batizados!

Segundo Dom Roberto, o amor e a espiritualidade são ferramentas fundamentais para uma Igreja fortalecida no enfrentamento do processo de secularização que sorrateiramente tem chegado a nós.

Após partilha, fazendo menção ao processo de escuta realizado em nossas paróquias, em preparação para o Sínodo, Dom Roberto se dispôs a ouvir os padres. Subdivididos em grupos por foranias, os padres refletiram sobre texto proposto pelo Papa Francisco, ”Para uma Igreja Sinodal: Comunhão Participação e Missão”.

A reflexão deu origem as partilhas realizadas em grupos e posteriormente de forma geral. É através dessa partilha que juntos, padres e bispo pensam alguns planos para seguimento da caminhada pastoral diocesana. Seguido a este momento, foram repassados recados e orientações de cunho interno e depois, comunicado pelo padre Genivaldo Ponciano o seu retorno a sua Diocese de origem.

O padre Geni como é popularmente conhecido, veio a nós pertencente da Diocese de Ilhéus, chegou em nossa Diocese em 2005, e veio em missão para servir e colaborar com nossa história, e o fez de forma muito bela. Hoje recebemos o comunicado de que em fevereiro do próximo ano, o padre Genivaldo retornará à Diocese de Ilhéus e para esta notícia só nos resta agradecer ao padre pelos 17 anos doados em trabalho conosco.

Foram 17 anos, 3 paróquias, inúmeras histórias e testemunhos e incontáveis amigos.

Rendemos graças a Deus por termos tido a graça de conhece-lo e tê-lo conosco por estes anos.

Comunicação  Diocese de Janaúba – Grayce Kelly S. Zuba