MORRE, NA ITÁLIA, DOM RICARDO GERRINO BRUSATI, BISPO EMÉRITO DA DIOCESE DE JANAÚBA (MG)

A diocese de Janaúba (MG) comunicou, por meio de seu bispo dom Roberto José da Silva, o falecimento do seu bispo emérito, dom Ricardo Guerrino Brusati, na manhã deste domingo, 14 de maio, em Novara na Itália. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de condolências pelo falecimento do prelado.

Biografia e trajetória

Dom Ricardo nasceu em Bellinzago Novarese, Itália, em 11 de abril de 1945. Estudou no seminário Filosófico e Teológico de Novara e foi ordenado padre em 23 de junho de 1973. Em 1982 veio para o Brasil como sacerdote Fidei Donum na diocese de Paulo Afonso (BA), onde exerceu os cargos de vigário, tesoureiro, chanceler, reitor do seminário menor e chefe da Pastoral Vocacional; pároco, administrador diocesano e diretor jurídico e administrativo da diocese.

Em 13 de novembro de 2002, o Papa João Paulo II nomeou dom Ricardo como bispo da diocese de Caetité (BA). A ordenação episcopal aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2003. Ele criou a comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, em Belo Horizonte (MG), para favorecer a formação de seminaristas em cursos de filosofia e teologia, e passou a receber também os seminaristas de Livramento de Nossa Senhora e de Vitória de Conquista, ambas na Bahia.

Dom Ricardo ficou na diocese de Caetité até maio de 2015, quando foi transferido pelo Papa Francisco para a diocese de Janaúba (MG). Em 12 de junho de 2019, seu o pedido de renúncia foi aceito. Ele se tornou bispo emérito de Janaúba e retornou para a Itália.

Nota de Pesar pelo falecimento de Dom Ricardo Guerrino Brusati

Estimado irmão, Dom Roberto José da Silva,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se em solidariedade à diocese de Janaúba (MG) e aos familiares por ocasião do falecimento de Dom Ricardo Guerrino Brusati, bispo emérito daquela estimada Igreja Particular, neste domingo, 14 de maio, na Itália, sua terra natal.

Damos graças a Deus pela doação deste irmão no episcopado que, missionário, doou-se à Igreja no Brasil, especialmente ao Nordeste e à Minas Gerais. Neste terceiro Ano Vocacional, agradecemos a dedicação de dom Ricardo à promoção de vocações e a formação em todas as dimensões. Reconhecemos, especialmente, o seu incansável trabalho na promoção de um trabalho Pastoral, especialmente da Pastoral da Comunicação e da comunicação nos lugares por onde passou.

Somos imensamente gratos pelo serviço prestado pelo prelado à Igreja no Brasil e às dioceses às quais serviu como zeloso pastor. Cantamos a Deus, a exemplo de seu lema episcopal, a misercórdia do Senhor que se manifesta também neste momento de sua Páscoa.

Rogamos a Deus que conforte os corações de amigos e familiares e dê ao nosso irmão o descanso eterno.

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB