PAPA FRANCISCO ACEITA RENÚNCIA DE DOM FERNANDO E NOMEIA DOM MARCONY VINÍCIUS COMO NOVO ARCEBISPO MILITAR DO BRASIL

A Santa Sé anunciou, neste sábado, 12 de março, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia apresentado por dom Fernando José Monteiro Guimarães ao governo pastoral do Ordinariado Militar do Brasil, por motivo de idade. Foi nomeado como novo arcebispo ordinário militar o até então bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF) dom Marcony Vinícius Ferreira.

Novo arcebispo militar

Nascido em 3 de março de 1964, dom Marcony Vinícius é filho de Francisco Canindé Ferreira e de Maria do Céu Barroso. Nascido em Brasília, foi o primeiro sacerdote ordenado na arquidiocese cujo nascimento se deu na mesma. Com a designação para o ministério episcopal, tornou-se o primeiro bispo nascido na capital federal.

O novo arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil estudou no Seminário Menor Bom Jesus, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, ambos em Brasília.

Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1987 pelo então bispo auxiliar de Brasília dom Geraldo Ávila. Em 3 de dezembro de 1988, foi ordenado sacerdote pelo arcebispo de Brasília à época, dom José Freire Falcão.

No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou inúmeros cargos: foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho (1989-1993), e da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida (1996-2010); foi coordenador arquidiocesano de Pastoral; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; vigário episcopal para o Vicariato Centro (1996 a 2007) e vigário geral da arquidiocese de Brasília (2008 a 2011).

Foi ainda responsável pelo jornal litúrgico dominical Povo de Deus em duas ocasiões (1989-2003 e 2006-2011); e colaborou em grandes eventos sediados em Brasília: como na organização da visita do Papa São João Paulo II em 1991; e o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, do qual foi responsável pelo Secretário Geral e coordenador da Equipe de Liturgia.

Formações

Dom Marcony Vinícius tem pós-graduação na área de Liturgia pelo Instituto Teológico Pastoral da América Latina (ITEPAL), em Bogotá. Especializou-se em Teologia Litúrgica, frequentando primeiramente o Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois o Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz (2011-2012), em Roma.

Ministério episcopal

Em 19 de fevereiro de 2014 foi nomeado bispo titular de Vertara e bispo auxiliar de Brasília pelo Papa Francisco, sendo ordenado em 12 de abril de 2014, na Catedral de Brasília pelo arcebispo emérito de Brasília, cardeal José Freire Falcão. Foram os co-consagrantes o então arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, e o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Atualmente, dom Marcony é o bispo referencial para a Pastoral Litúrgica no Regional Centro-Oeste da CNBB.

Comunicação – Diocese de Janaúba – Grayce Kelly S. Zuba